Artroplastia de joelho GoiâniaArtroscopia de joelho GoiâniaCirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) GoiâniaDestaqueImprensaJoelho valgo GoiâniaJoelho varo GoiâniaLesão do menisco do joelho GoiâniaLuxação do joelho GoiâniaNotíciasOsteoartrite do joelho GoiâniaPrótese do joelho (Artroplastia) Goiânia

O que é Lesão Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e quais os sintomas?

5/5 - (10 votes)

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é causada principalmente por torção do joelho durante o movimento de valgo (joelho para dentro) e rotação do fêmur sobre a tíbia. Afeta principalmente atletas envolvidos em esportes de contato e movimentos bruscos. Esse ligamento é um dos quatro principais do joelho e desempenha um papel crucial na estabilidade e suporte da articulação.

Os sintomas típicos da lesão do Ligamento Cruzado Anterior incluem estalo forte, dor intensa, inchaço e instabilidade do joelho lesado. Normalmente, nos primeiros momentos ocorre dificuldade de andar, apoiar o pé no chão, e movimentar o joelho. Um bom exame físico feito pelo especialista em joelho é na maioria das vezes suficiente para o diagnóstico. Porém, sempre complementamos com exames de imagem como raio x e a ressonância magnética para a identificação de lesões associadas, como lesões dos meniscos e da cartilagem do joelho e planejamento cirúrgico.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da lesão, mas frequentemente envolve fisioterapias para fortalecer os músculos ao redor do joelho, reduzir a instabilidade e melhorar a mobilidade e a cirurgia. A cirurgia de reconstrução pode é indicada nos seguintes casos que o paciente tem instabilidade do joelho, jovem e praticantes de atividades esportivas com movimentos de corte, giro ou explosão.

A prevenção é fundamental, e atletas devem focar em exercícios de fortalecimento e alongamento, bem como usar equipamentos de proteção adequados para reduzir o risco de lesões do LCA.

Em suma, a condição é um desafio significativo para muitas pessoas, mas com o tratamento adequado, reabilitação e cuidados preventivos, é possível alcançar uma recuperação bem-sucedida e retornar às atividades normais com segurança.

 

Agende sua consulta com ortopedista especialista em joelho.

 

Assita o vídeo!

Dr. Mauro Júnior Rodrigues

Ortopedista

Especialista em Cirurgia de Joelho

CRM: 21731 RQE:14060

  • Formação em Medicina na Universidade de Ribeirão Preto, SP;
  • Residência em Ortopedia no Instituto de Ortopedia de Goiânia;
  • Especialização em Cirurgia do Joelho no Hospital das Clínicas de Goiás-HC;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
  • Atua como especialista em Joelho na Clínica Ortotrauma Samaritano e no Hospital de Acidentados;
  • Tratamento humanizado e de alta qualidade;
  • Técnicas atualizadas;
  • Experiência comprovada.

 

Agende sua consulta 

Ortotrauma Samaritano

Whatsapp: (62) 98207-4076

Endereço: Rua 237, Qd. 49, Lt. 07, N° 51, St. Coimbra, Goiânia, Go.

 

 

Hospital de Acidentados

Whatsapp: (62) 98207-4076

Endereço: Av. Paranaíba, N° 652, St. Central, Goiânia, Go.

Dr. Mauro Junior

Dr. Mauro Júnior Ortopedista Especialista em Cirurgia de Joelho CRM: 21731 RQE:14060

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 98207-4076