Cirurgias & Procedimentos
Segurança e tranquilidade em nossas cirurgias do joelho
O acompanhamento próximo, humano e extremamente individualizado aos nossos pacientes é rotina em nosso trabalho. Assim, conferimos segurança e conforto durante todo o tratamento cirúrgico e pós operatório.
Para que isso ocorra, nossa equipe é especializada, multidisciplinar e possui experiência no tratamento das diversas patologias do joelho. Antes e após os procedimentos, o paciente conta com a avaliação médica do Clínico, do anestesista, além de avaliação nutricional (nutrólogo), fisioterapia individualizada, enfermeiro e secretária para auxílio com curativos e consultas. Em alguns casos, tem-se ainda o apoio de psicólogo e/ou médico psiquiatra para o adequado controle de questões de saúde subjacentes. Ainda, contamos com educador físico, para auxílio na introdução de exercícios de fortalecimento da musculatura e articulações.
Entre em contato e conheça toda a nossa equipe pessoalmente.
A evolução: Prótese Navegada / Prótese Robótica de joelho
A artroplastia total do joelho é uma técnica cirúrgica com resultados favoráveis para o tratamento da artrose que não foi resolvida através de outros métodos menos invasivos (conservador).
E como tudo na medicina, a técnica tem evoluído e hoje disponibilizamos de dois novos métodos para tratamento da artrose de joelho.
O método navegado, a cirurgia é feita sob auxílio de um computador. A navegação é um sistema que capta as informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos, transmitindo-as para o computador, que as processa por meio de um software. Este software, por sua vez, devolve ao cirurgião ortopedista informações, em tempo real, que o auxiliarão a realizar o procedimento com maior precisão em menor tempo e menos chances de complicações.
O método Robótica baseia- se em um braço Robótico que posiciona os guias para o corte ósseo preciso ou em alguns modelos ele mesmo faz o corte a partir da ordem do cirurgião.
Os grandes benefícios para o paciente são a maior precisão e acurácia dos cortes ósseos e a redução do tempo cirúrgico, esta por sua vez, reduz as complicações de uma anestesia prolongada e também reduz os riscos de infecção devido a cirurgia mais rápida. Já existem trabalhos que evidenciaram que estes novos métodos cirúrgicos também reduzem sangramentos e dor. Por sua vez, a reabilitação ocorre de maneira mais confortável para o paciente e mais rápida.
Prótese do joelho (Artroplastia)
A prótese do joelho também conhecida como artroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico que consiste em substituir a articulação desgastada por uma prótese com implantes feitos de liga metálica cromo/cobalto e polietileno.
A prótese de joelho geralmente é indicada nos casos de artrose avançada, que apresentam grandes limitações de movimentos, dor intensa e que não melhoraram com os tratamentos conservadores. Artroplastia devolve a qualidade de vida para o paciente. É uma cirurgia que tem altos índices de satisfação chegando a 80% de resultados bons e ótimos na maioria dos estudos.
É uma cirurgia que pode ser realizada em todas as idades, no entanto, é recomendada após os 60 anos. A durabilidade de uma prótese de joelho é, em média, maior que 15 anos.
Após a cirurgia, o paciente pode voltar a fazer as suas atividades comuns do dia a dia, porém atividades intensas como saltar, correr ou fazer giros, saiba que isso não será possível.
Conheça a Prótese Navegada/Prótese Robótica de joelho: a evolução da Artroplastia de Joelho!
Artroscopia de joelho
É uma técnica cirúrgica por vídeo, minimamente invasiva, em que são realizadas duas pequenas incisões de 5 mm cada, uma de cada lado do joelho. Através de um desses orifícios é introduzido o artroscópio, um instrumento óptico que é acoplado a uma câmera e que transmite as imagens ampliadas e em alta resolução, para um monitor de vídeo. Através do outro orifício são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos para tratamento das lesões.
A artroscopia de joelho é a técnica cirúrgica muito utilizada em diversas cirurgias como nas cirurgias de meniscos, cirurgias de cartilagem do joelho, cirurgia na cartilagem da patela e cirurgia nos ligamentos do joelho, entre outras.
Apresenta boa cosmese e no geral um retorno rápido as atividades do dia a dia.
-Cirurgia de Menisco
Nem sempre uma lesão meniscal necessita de cirurgia.
Os critérios mais relevantes para indicação cirúrgica são as lesões sintomáticas, em que o paciente sente dores diretamente relacionadas à lesão, apresenta bloqueio do joelho ou até mesmo instabilidade.
Se for uma lesão pequena, degenerativa ou incompleta, um tratamento não operatório baseado em reabilitação fisioterápica e fortalecimento muscular pode ser efetiva.
Meniscorrafia é a cirúrgica que consiste na sutura do Menisco a fim de tentar preservá-los mantendo a sua função intacta.
A vantagem da sutura do Menisco é justamente tentar postergar doenças como a artrose, cuja incidência aumenta assustadoramente com a retirada do menisco lesado.
Atualmente optamos pela realização da sutura de menisco, a fim de preservá-lo. Porém, em casos onde a lesão não é suturável resseca-se o menisco lesado.
Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)
A cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um procedimento cirúrgico realizado por artroscopia. A cirurgia utiliza enxerto obtido mais comumente do tendão patelar ou tendões isquiotibiais ou tendão quadriciptal para reconstruir novo ligamento.
A cirurgia está indicada para os pacientes que querem manter o estilo de vida com prática de atividades físicas mais intensas (futebol, basquete, vôlei, handebol, lutas, etc…) ou que persistem com sintomas de dor, inchaço e instabilidades recorrentes.
Osteotomia de joelho
A cirurgia consiste em realizar cortes no osso do fêmur logo acima do joelho ou na tíbia logo abaixo do joelho, a depender de cada caso para o realinhamento do eixo. Desta forma o osso é fixado com placa e parafusos especiais na nova posição para que seja feita a sua cicatrização.
Geralmente a cirurgia é indicada para pacientes com artrose inicial em um dos joelhos e que também apresentam um membro inferior com deformidade para fora ou para dentro (valgo ou varo).
Através deste realinhamento, a pressão é aliviada no lado acometido pela artrose, desviando a carga do peso do corpo para o lado sem artrose.
Infiltrações
Infiltração no joelho, ácido hialurônico (viscossuplementação)
A aplicação de medicações diretamente no joelho, por injeção, é conhecida como infiltração do joelho. É um tratamento útil em várias situações clínicas.
As medicações mais utilizadas para infiltração do joelho são: ácido hialurônico, corticóides e anestésicos. A infiltração com ácido hialurônico é conhecida como viscossuplementação.
A injeção de ácido hialurônico tem objetivo de promover a melhora dos sintomas relacionados aos processos de desgaste e doenças da cartilagem, artrose, condropatia patelar, por exemplo, e a inflamação que os acompanha.
O grande benefício do tratamento com injeção do ácido hialurônico é possibilitar uma reabilitação e introdução de exercícios com mais qualidade, controlando a dor e a inflamação intensa do joelho.
Cirurgia para instabilidade (ou luxação) da patela
O termo luxação patelar se refere ao episódio no qual a patela se desloca, ou seja, sai de seu local original. Isso ocorre, em geral, após uma contusão ou entorse durante a prática esportiva.
Em episódios de luxações patelares agudas, pode haver fragmentos de cartilagem e osso que se soltam e ficam aprisionados no joelho. Isso é chamado de corpo livre e precisará ser fixado de volta ao seu lugar de origem, quando possível ou, eventualmente, removido. Durante a cirurgia, se houver lesão do ligamento patelofemoral medial, a reconstrução do ligamento pode ser recomendada.
Outra indicação clara de cirurgia é o paciente que apresenta novas luxações patelares (a patela continua a sair de seu trilho), mesmo tendo feito reabilitação fisioterápica e fortalecimento. Este paciente pode ser candidato a um procedimento cirúrgico. A cirurgia para luxação da patela pode ser realizada por diversos procedimentos cirúrgicos sendo os mais comuns, a reconstrução do ligamento patelofemoral medial, a osteotomia para medialização da tuberosidade anterior da tíbia, a trocleoplastia e a condroplastia. Alguns desses procedimentos podem ser feitos por artroscopia.
Dr. Mauro Júnior Rodrigues
Ortopedista
Especialista em Cirurgia de Joelho
CRM: 21731 RQE:14060
- Formação em Medicina na Universidade de Ribeirão Preto, SP;
- Residência em Ortopedia no Instituto de Ortopedia de Goiânia;
- Especialização em Cirurgia do Joelho no Hospital das Clínicas de Goiás-HC;
- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT);
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
- Atua como especialista em Joelho na Clínica Ortotrauma Samaritano, Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) e no Hospital de Acidentados;
- Tratamento humanizado e de alta qualidade;
- Técnicas atualizadas;
- Experiência comprovada.
Agende sua consulta
Ortotrauma Samaritano
Whatsapp: (62) 98207-4076
Endereço: Rua 237, Qd. 49, Lt. 07, N° 51, St. Coimbra, Goiânia, Go.
IOG – Instituto Ortopédico de Goiânia
Whatsapp: (62) 98147-1365
Endereço: Rua T-27, Nº 819, St. Bueno, Goiânia, GO.
Hospital de Acidentados
Whatsapp: (62) 9398-4875
Endereço: Av. Paranaíba, N° 652, St. Central, Goiânia, Go.
Atendimento
- PARTICULAR
- CASSI
- BRADESCO SAÚDE
- ITAÚ SAÚDE
- SAÚDE CAIXA
- UNIMED
- MEDHEALTH
- SULAMÉRICA
- VIVACOM
- IPASGO
- AMIL
- AFFEGO
- GEAP