Patologias

Osteoartrite do joelho

Osteoartrite do joelho
Osteoartrite do joelho

A osteoartrite do joelho ou artrose é uma doença degenerativa, inflamatória de caráter progressivo que leva ao desgaste da cartilagem do joelho. Existem muitos fatores predisponentes para o desenvolvimento da artrose, os mais comuns são:

  • Idade avançada;
  • Hereditariedade;
  • Obesidade;
  • Lesões de ligamentos, menicais ou fraturas;
  • Deformidade dos membros inferiores (joelho varo e joelho valgo);
  • Doenças reumatológicas, hemofilias entre outras.

Nas fases iniciais, o principal sintoma da artrose no joelho é a dor ao realizar esforços físicos como caminhar longas distâncias. Além da dor, pode ocorrer inchaço no joelho.

Com a evolução da doença, a dor costuma aparecer após atividades como ficar em pé, subir escadas, agachar e ajoelhar. Nos casos mais graves a artrose impossibilita a locomoção e realização de atividades básicas diárias. Podem ocorrer deformidades de alinhamento dos membros inferiores e sensações de joelho “falhando” com episódios de quedas.

No geral, os sintomas mais frequentes são: inchaço, instabilidade (sensação de falha), rigidez articular, travamento do joelho e dor. O paciente percebe que o joelho está “entortando” e o aumento da dificuldade em realizar atividades do cotidiano.

 

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho

O ligamento cruzado anterior, está localizado no interior do joelho e conecta o femur (coxa) a tíbia (perna). Tem como função impedir que a tíbia se desloque para frente do fêmur além de proporcionar estabilidade rotacional ao joelho.

A ruptura do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Ocorre principalmente durante a prática de esportes, mas pode ocorrer durante acidentes motociclísticos ou até mesmo em acidentes domésticos como quedas de altura.

É comum o paciente relatar um estalo no joelho seguido de dor intensa após o trauma. Nas primeiras horas pode ocorrer inchaço e limitação de movimentos (incapacidade para dobrar e esticar o joelho).

A principal queixa do paciente com lesão do ligamento cruzado anterior é a instabilidade, a sensação de insegurança e falseio ao realizar atividades que exijam o joelho.

 

Lesão do menisco do joelho

Lesão do menisco do joelho
Lesão do menisco do joelho

O joelho possui 2 meniscos (lateral e medial) que são estruturas fibrocartilaginosas com presença de colágeno e que tem como função a absorção do impacto, proteção da cartilagem e estabilização do joelho.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de lesão do menisco. Conforme o menisco acometido, a dor se localiza do lado interno ou externo do joelho que costuma piorar com atividades de esforço. Podem surgir sintomas como inchaço, bloqueios (travamento) do joelho e dor localizada na região interlinha articular. Movimentos de agachamento, corridas e subir escadas tendem a ser mais doloroso.

 

Lesão em alça de balde de joelho

Lesão em alça de balde de joelho
Lesão em alça de balde de joelho

É um tipo de lesão do menisco. Ocorre quando o menisco fica preso em suas extremidades e toda a parte central fica solta / rompida. Geralmente a lesão é grande e acomete boa parte da superfície meniscal, sendo quatro vezes mais comum no menisco medial do que no lateral.

Embora as lesões em alça de balde ocorram em qualquer idade, são mais comuns entre jovens que praticam esportes regulares.

Os sintomas:

  • dor na interlinha articular que piora com movimentos de giro sobre o joelho,
  • bloqueio articular; estas lesões são bastante instáveis e o menisco pode se comportar da mesma forma como se colocássemos uma caneta na dobradiça de uma porta, impedindo que ela abra ou feche normalmente. O paciente chega a clínica ou hospital sem conseguir esticar o joelho.

O tratamento da lesão em alça de balde é, em sua maior parte, cirúrgico. Atualmente optamos por realizar a sutura do menisco, a fim de preservá-lo. Porém, em casos onde a lesão não é suturável resseca-se o menisco lesado.

 A sutura é indicada para manter a forma do menisco protegendo o joelho da degeneração e evolução para artrose.

 

Joelho valgo

Joelho valgo
Joelho valgo

Joelho valgo ou genu valgo, também conhecido como joelho em X, apresentam um desvio da articulação para dentro com relação à linha central do membro. Desta forma os joelhos ficam mais próximos um do outro e os pés mais afastados.

 

Joelho varo

Joelho varo
Joelho varo

Joelho varo ou genu varo, é o joelho arqueado que tem um desvio da articulação para fora com relação à linha central do membro. Ao contrário do joelho valgo, os joelhos ficam mais afastados um do outro.

 

Lesões patelares (luxação)

Lesões patelares (luxação)
Lesões patelares (luxação)

A luxação patelar é a saída da patela (rótula do joelho) da tróclea femoral, geralmente causada por um traumatismo indireto como uma entorse do joelho ou por um traumatismo direto, como uma forte pancada no joelho.

Pode ocorrer em joelhos anatomicamente normais e joelhos com alterações anatômicas que predispõem a luxação da patela como tróclea rasa, patela inclinada lateralmente, patela alta, patela displásica, frouxidão ligamentar, joelho valgo entre outras.

 

Condropatia patelar de joelho

Condropatia patelar de joelho
Condropatia patelar de joelho

Condropatia patelar é o amolecimento da cartilagem localizada na patela.

A cartilagem da patela é um amortecedor, suavizando o impacto e garantindo movimentos suaves. Quando essa cartilagem é danificada, pode resultar em uma série de sintomas desconfortáveis, os quais compõem o quadro de condropatia patelar.

A condropatia patelar pode estar relacionada a dor na frente do joelho, inchaço e sensação de crepitação do joelho. Porém, em alguns casos é assintomática.

Ela pode ser intensificada nas atividades que forçam a patela tais como escadas, usar salto alto, ajoelhar, agachar permanecer muito tempo com o joelho dobrado, e em exercícios de sobrecarga patelar tais como Leg Press, agachamento, afundo, cadeira extensora.

Geralmente o tratamento para condropatia patelar é conservador evitando atividades de sobrecarga patelar, melhorando os alongamentos, fortalecimento muscular e com uso de medicamentos específicos.

 

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior do joelho

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior do joelho
Lesão do Ligamento Cruzado Posterior do joelho

O Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é um dos ligamentos centrais do joelho que ajuda na estabilização do joelho, impedindo que a tíbia se desloque para trás em relação ao fêmur. Ele também tem como função estabilizar o joelho durante movimentos de torção. Por ser mais espessos e fortes que o Ligamento Cruzado Anterior, as lesões ocorrem com menos frequência e, geralmente, são associadas a traumas de maior energia.

 

Luxação do joelho

Luxação do joelho
Luxação do joelho

A luxação do joelho é uma lesão grave, causada por trauma de altíssima energia, em que ocorre perda da continuidade articular, ou seja, quando há deslocamento completo ou parcial da tíbia e do fêmur, ossos que compõe a articulação do joelho.

A luxação do joelho pode levar a dor intensa, sensação de instabilidade, dificuldade para suportar peso, formigamento ou dormência, e em casos graves deformidade e alterações vasculares.

 

Dr. Mauro Júnior Rodrigues

Ortopedista

Especialista em Cirurgia de Joelho

CRM: 21731 RQE:14060

  • Formação em Medicina na Universidade de Ribeirão Preto, SP;
  • Residência em Ortopedia no Instituto de Ortopedia de Goiânia;
  • Especialização em Cirurgia do Joelho no Hospital das Clínicas de Goiás-HC;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT);
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ);
  • Atua como especialista em Joelho na Clínica Ortotrauma Samaritano e no Hospital de Acidentados;
  • Tratamento humanizado e de alta qualidade;
  • Técnicas atualizadas;
  • Experiência comprovada.

 

Agende sua consulta 

Ortotrauma Samaritano

Whatsapp: (62) 98207-4076

Endereço: Rua 237, Qd. 49, Lt. 07, N° 51, St. Coimbra, Goiânia, Go.

 

 

Hospital de Acidentados

Whatsapp: (62) 9398-4875

Endereço: Av. Paranaíba, N° 652, St. Central, Goiânia, Go.

 

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 98207-4076